PILARES
DE ATUAÇÃO

Desde sua fundação o CREN utiliza uma metodologia de trabalho que se baseia em três pilares fundamentais, que caminham juntos e se retroalimentam, concretizam o nosso ofício “Educar, Cuidar e Nutrir para a Vida” e são nomeados:  “Integração de Pesquisa, Ensino e Políticas Públicas”; “Cuidado em Saúde Nutricional e Bem-Estar”; e “Inovação, Consultoria e Multiplicação”. 

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O primeiro pilar, “Integração de Ensino, Pesquisa e Políticas Públicas” remete à origem do CREN, que nasceu como um projeto de extensão universitária. Nestes 30 anos, o CREN e seus pesquisadores parceiros desenvolveram estudos onde a saúde nutricional de crianças e adolescentes foi o tema central dos trabalhos acadêmicos. São  dezenas de universidades e instituições de ensino e pesquisa parceiras, a maior parte desta produção científica aconteceu nos departamentos da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP, onde a história do CREN começou. Neste pilar o CREN também incide, como sociedade civil organizada, em espaços de participação social na elaboração e controle social de políticas públicas, como o Grupo de Pesquisa “Nutrição e Pobreza” do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Comitês Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional, entre outros.  

No pilar Cuidado em Saúde Nutricional e Bem-estar é ofertado um cuidado nutricional ampliado, validado no Pilar 1, para crianças e jovens até 19 anos e que pode se dar das seguintes formas: 

a) Diretamente na comunidade, por atendimento domiciliar e pela realização de busca ativa através de censos antropométricos que têm como objetivo reduzir a invisibilidade de crianças com subnutrição e obesidade.

b) Em ambulatório, com atendimento por equipe multiprofissional que conta com fonoaudiólogos, nutricionistas, pediatras, psicólogos e profissionais de educação física.

c) Em semi-internato,  para crianças abaixo de 6 anos de idade em um modelo de Centro de Educação Infantil (CEI). 

Nesse último tipo de atendimento, para além do currículo pedagógico proposto pela cidade, as crianças recebem 5 refeições com alimentos minimamente processados e orgânicos em sua maior parte, além da realização de atividades de Educação Alimentar e Nutricional de acordo com a faixa etária e desenvolvimento. 

Com o Instrutivo de cuidados, ao final do acompanhamento espera-se que crianças e adolescentes acompanhados pelo CREN, e seus familiares, apresentem melhora dos hábitos alimentares; aumentem o tempo de práticas corporais e reduzam o sedentarismo; ampliem suas redes de relacionamentos; reduzam a prevalência de comorbidades associadas à obesidade e subnutrição; e melhorem seus índices antropométricos. 

E por fim, o pilar 3, Inovação, Consultoria e Multiplicação, que escala e multiplica a metodologia do CREN, testada e validada nos pilares anteriores, em território nacional e internacional. 

Até o momento, o CREN já realizou projetos e consultorias em 17 países, e em várias regiões do Brasil, sendo uma das consultorias mais relevantes a transferência de metodologia para a implementação de um Centro de Recuperação Nutricional em Maceió. Este pilar responde pelo caráter inovador que o CREN possui, sempre pronto a se adequar e estar a serviço da realidade de cada território e das pessoas que nele vivem.

Multiplicar significa deixar como legado a metodologia nesses espaços, é fazer com os profissionais e gestores envolvidos, co-responsáveis pelos cuidados de crianças e jovens de seus territórios. 

pilares de atuação

contribuição aos ODS

A atuação do CREN se alinha com a nova agenda de ação do mundo contemporâneo até 2030: os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas.

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