64 sacolas foram distribuídas no primeiro mês por meio da parceria com o Viveiro Escola da Vila Jacuí

Durante o mês de maio, o CREN iniciou uma parceria com o Viveiro Escola da Vila Jacuí para ofertar alimentos in natura para as famílias atendidas durante as visitas domiciliares. No total foram entregues 64 sacolas para 45 famílias em situação de vulnerabilidade social. Cada sacola entregue é composta por duas verduras, sendo uma para salada e outra para refogar, uma folha de tempero e uma PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

A iniciativa, em caráter de urgência por conta do cenário de pandemia da COVID-19, se mostrou uma importante ferramenta para favorecer o acesso a alimentos in natura, como também aumentar a diversidade alimentar das crianças atendidas. Neste sentido, o CREN, além de manter a parceria atual, visa promover o projeto Da Horta para a Mesa para estender o atendimento às demais famílias em situação de insegurança alimentar.

 

Para a gerente geral clínica do CREN, Maria Paula de Albuquerque, a oferta de alimentos in natura provenientes da agricultura familiar é uma forma de promover um tratamento indireto aos pacientes, que visa contribuir para a mudança de hábitos alimentares. “Nossas famílias vêm relatando dificuldades para garantir o consumo de frutas, verduras e legumes neste momento, por isso, o objetivo principal do projeto é garantir o acesso de crianças e adolescentes inseridos nesse cenário de insegurança alimentar”, afirma Maria Paula.

 

Projeto Cultivando Horizontes

O projeto tem como objetivo possibilitar o acesso de famílias em situação de insegurança alimentar e com crianças e/ou adolescentes malnutridos a alimentos in natura orgânicos, provenientes da agricultura familiar urbana. A meta é atender 500 famílias com a entrega de uma sacola composta por produto orgânicos: duas verduras, sendo uma para salada e outra para refogar, uma folha de tempero e uma PANC.

 

Viveiro Escola

Localizado próximo a unidade de Vila Jacuí do CREN, o Viveiro Escola é um espaço administrado por um grupo de 9 mulheres agricultoras de União Vila Nova. As Mulheres do GAU –  Agricultura e Culinária Orgânica são responsáveis pela horta localizada em terreno cedido pela prefeitura de São Paulo. O grupo se divide entre os cuidados com a terra, plantio e colheita e a oficina de culinária e gastronomia que tem como carro chefe preparações com PANCs.

facebook
Twitter