O projeto CREN Mais Orgânico servirá de base para a educação infantil na cidade de São Paulo
O CREN em parceira com o Instituto Kairós deu início ao projeto CREN Mais Orgânico. A iniciativa visa introduzir alimentos orgânicos ou de base agroecológica nas refeições das crianças atendidas pelo CREN no Semi-Internato da Vila Jacuí. Essa ação está alinhada com a Lei de Orgânicos na Alimentação Escolar do Município de São Paulo (Lei 16140/15), que entrará em vigor no ano de 2026.
O CREN Mais Orgânico é um projeto piloto que tem como objetivo identificar as potencialidades e fragilidades do circuito de compras, adequação de cardápio e aceitação alimentar por parte das crianças. Os resultados obtidos dessa iniciativa servirão de base para os Centros de Educação Infantil (CEIs) da cidade de São Paulo traçarem suas estratégias para implementarem a alimentação de orgânicos no ambiente escolar.
O nome CREN Mais Orgânico é uma alusão ao “Escola Mais Orgânica”, um conceito que busca abranger todas as políticas públicas que se relacionam ao fornecimento de alimentos saudáveis, produzidos preferencialmente pela agricultura familiar e sem agrotóxicos, nas escolas públicas da cidade de São Paulo.
Com a implementação do projeto CREN Mais Orgânico, a equipe pedagógica do Semi-Internato tem desenvolvido com as crianças oficinas sobre o patrimônio alimentar, os alimentos nativos, a história que os alimentos carregam, o simbolismo e os valores e o respeito ao meio ambiente.
Benefícios da alimentação orgânica
Desde o dia 5 de julho, o CREN iniciou as compras de alimentos orgânicos vindos da agricultura familiar, de assentamentos e comunidades Quilombolas. Para o nutricionista do CREN, Adolfo Mendonça, já é possível identificar alguns benefícios da inciativa. “Além do ganho de saúde por meio do consumo dos orgânicos, o projeto contribui também com o crescimento nos processos educativos, pois durante as oficinas as crianças têm a possibilidade de manusear os alimentos na forma como eles são colhidos, que é diferente do que encontramos no mercado”, afirma Adolfo.
Semi-Internato do CREN
Oferecido para crianças subnutridas ou obesas de 0 a 6 anos incompletos o Semi-Internato é um modelo de atendimento do CREN onde as crianças permanecem na instituição de 2ª a 6ª feira, das 7:30 às 17:30 horas, divididas em grupos de acordo com a faixa etária, visando à recuperação nutricional. Cada criança recebe cinco refeições diárias, atendimento pediátrico, nutricional e pedagógico. As famílias contam com suporte de psicólogo e participam de oficinas educativas.
Lei de Orgânicos na Alimentação Escolar do Município de São Paulo (Lei 16140/15)
Sancionada em março de 2017, a Lei de Orgânicos na Alimentação Escolar do Município de São Paulo dispõe sobre a obrigatoriedade de inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica provenientes da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou suas organizações na alimentação escolar no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de São Paulo.
Instituto Kairós
O Instituto Kairós − Ética e Atuação Responsável é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 2000, que fomenta novas práticas de Produção, Distribuição, Comercialização e Consumo Responsáveis (PDCCR), através da experimentação direta, da articulação de redes e políticas públicas e da produção e disseminação de conhecimentos – em prol da construção de uma sociedade mais justa, sustentável e saudável.