95 crianças e adolescentes foram avaliados nutricionalmente pela equipe do CREN – Centro de Recuperação e Educação Nutricional – em um mutirão antropométrico que aconteceu dia 1º de abril na zona sul de São Paulo, na comunidade do Jardim Panorama.
A ação aconteceu no CCA Santa Rosa, instituição parceira do CREN no projeto “Eu Aprendi, Eu ensinei”, que visa desenvolver o protagonismo juvenil no combate à má-nutrição. Durante a avaliação antropométrica, aqueles que foram identificados com subnutrição e excesso de peso moderado ou grave foram encaminhados para tratamento ambulatorial no CREN.
Eu aprendi, eu ensinei
A educadora social Elizabeth Feffermann, que atua na comunidade pelo projeto “Eu aprendi, eu ensinei”, avaliou positivamente o mutirão antropométrico. “Houve uma ótima receptividade da população. Por ser uma comunidade com acesso restrito a equipamentos públicos de saúde, pudemos oferecer um olhar mais atento às demandas das pessoas. ”
A ação começou pela manhã e contou com a participação de 18 pessoas do CREN, entre profissionais da saúde, da educação e voluntários. O evento fez parte do Dia das Boas Ações, movimento global que no Brasil é promovido pela plataforma social Atados e tem o objetivo de despertar nas pessoas o engajamento em diferentes causas sociais.
Má nutrição
A nutricionista do projeto, Laís Araújo, contou que as mães das crianças e jovens atendidos no mutirão antropométrico foram convidadas a participar de um grupo de debate com as profissionais do CREN para falar dos impactos da má nutrição. O primeiro encontro já tem data marcada para daqui duas semanas.