Entre os dias 21 e 28 de maio foi celebrada a Semana Mundial do Brincar e para comemorar essa data, o CREN promoveu diversas atividades para estimular as pessoas que frequentam as unidades da Vila Mariana e Vila Jacuí em São Paulo
Para a diretora pedagógica do CREN de Vila Mariana, Caroline Campion, brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. “A brincadeira permite o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo, emocional e social da criança. Durante a semana desenvolvemos atividades para as famílias e as crianças brincarem conosco”, complementa Caroline.
CREN Vila Jacuí
Na unidade do extremo leste de São Paulo, a intenção foi trabalhar o tema proposto para a semana de 2017: “O Brincar que encanta o Tempo”, que trazia o incentivo para as brincadeiras que utilizassem os elementos naturais: fogo, água, terra e ar. “Planejamos fazer uma semana prazerosa e divertida com as crianças e suas famílias para que resgatassem a criança que todos nós temos presentes, e que a brincadeira possa estar presente no dia a dia não só no CREN, mas, também em suas casas”, comentou Patrícia Castro, coordenadora pedagógica do Semi-Internato da Vila Jacuí.
Entre as atividades desenvolvidas ao longo da semana, destaque para a interação dos jovens do Ambulatório com as crianças Semi-Internato. Os adolescentes confeccionaram brinquedos e brincadeiras do ar: confecção de paraquedas, aviões de papel, bolinhas de sabão etc.
Outra atividade foi trabalhar a pintura com elementos naturais com os pais e responsáveis durante a Oficina Arte na Cozinha. Eles foram desafiados a fazerem uma exposição de seus desenhos para crianças. “As crianças já estão acostumadas a exporem seus trabalhos para as famílias apreciarem, mas a novidade inversa foi ainda mais legal, ao ver a curiosidade das crianças ao identificarem os desenhos que seus pais fizeram para eles”, afirmou Elaine Nagy, diretora pedagógica da unidade de Vila Jacuí.
CREN Vila Mariana
A unidade de Vila Mariana do CREN fez uma programação especial para as crianças atendidas no regime de Semi-Internato. Ao longo da semana, as professoras montaram nas salas de aula como também nos corredores da unidade, diversas atividades para estimular a brincadeira entre as crianças, profissionais e familiares.
O foco foi o resgate de brincadeiras simples da infância. A unidade ganhou no meio do corredor uma amarelinha, onde as pessoas que passavam eram incentivadas a passar pulando dentro da brincadeira. Em uma parede funcionários e familiares eram desafiados para uma partida de jogo da velha.
Semana Mundial do Brincar
Para o movimento internacional, Aliança pela Infância, a Semana Mundial do Brincar chama a atenção para as pressões que muitas vezes recaem sobre a criança – a correria do dia a dia, o que é imposto – e que acaba atropelando seu desenvolvimento individual e único.