O CREN firmou uma parceria com a Prefeitura de São Paulo para a capacitação de profissionais de saúde de 230 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Estima-se que 6.900 mil servidores e 500 mil famílias sejam beneficiadas com a Capacitação “Cuidar de quem cuida – Nutrição nos primeiros 1000 dias”.
As atividades correspondem à Meta 5 do Plano de Governo do Município, que visa à redução das taxas de mortalidade infantil evitáveis até os cinco anos de idade.
Os primeiros mil dias
Os primeiros mil dias de vida incluem os meses de gestação e os dois anos após o nascimento do bebê. Cuidar adequadamente da criança nesse período é de suma importância para que ela cresça de forma saudável e siga assim pela vida adulta. No caso de crianças com desnutrição (subnutrição ou obesidade), os primeiros mil dias são a fase ideal para que a recuperação nutricional seja possível e rápida.
Por isso, os quatro módulos da Capacitação do CREN buscam garantir a implementação e monitorização de incentivo ao aleitamento materno, aos cuidados com a alimentação materna e à introdução de alimentação complementar (do bebê).
Capacitação Educar, Cuidar e Nutrir para a Vida
A equipe de Capacitação do CREN é formada por 14 profissionais (duplas formadas por nutricionista e educadora social) que estão atuando em 100% das UBSs das Coordenadorias Regionais de Saúde Leste, Sudeste e da Supervisão Técnica de Santo Amaro/Cidade Ademar da cidade.
O grupo começou as ações em meados de março. “É encantador ver o engajamento humano se desdobrando em cenários tão desafiadores”, avalia a educadora social Cintia Andrade, membro da equipe que atua nas UBSs da zona leste de São Paulo.
O processo de aprendizagem é pautado na capacitação conceitual e apoio à prática segundo a realidade de cada equipamento público. O objetivo é formar multiplicadores de modo a capilarizar os conhecimentos sobre o combate à má nutrição.
Cuidar de quem cuida
A técnica em Farmácia Talita Morais participou da Capacitação na UBS 9 de Julho, zona leste, e já no segundo encontro relatou como as atividades impactaram positivamente sua rotina. “A dinâmica da fotografia mental [sobre a memória da alimentação], presente no nosso primeiro encontro, me marcou muito. Mudou a minha forma de ver [esse tema].”
CREN
O CREN é o centro de referência para desnutrição da Prefeitura de São Paulo. É a instituição a que os equipamentos públicos municipais recorrem para encaminhar pacientes com distúrbios nutricionais moderados e graves.
Desde 1993, o CREN já atendeu 144 mil crianças e adolescentes desnutridos e capacitou mais de 37 mil profissionais. 3,8 milhões de pessoas já foram beneficiadas pela instituição.
[social_share_list]