No último sábado, 06/05, o CREN sediou o I encontro de Nutrição para funcionários da unidade Vila Jacuí. A iniciativa surgiu de um desejo de vários profissionais do CREN não ligados à área de saúde, que manifestaram o desejo de conhecer melhor o trabalho da ONG no combate à desnutrição infanto-juvenil.

Encontro de NutriçãoEncontro de Nutrição

Para preparar o I Encontro de Nutrição, os nutricionistas mapearam as principais dúvidas sobre alimentação dos outros funcionários, por meio de um questionário simples. As perguntas serviram de base para o desenvolvimento do conteúdo que foi apresentado no evento.

Algumas professoras do Semi-Internato manifestaram o desejo de conhecer o estado nutricional das suas crianças (com subnutrição ou obesidade). Além de apresentar passo a passo como acontece o tratamento de recuperação no CREN, os nutricionistas expuseram o impacto negativo da desnutrição a longo prazo e como se dá a evolução desses pacientes na curva de crescimento.

Alimentação saudável

As refeições do I Encontro de Nutrição foram planejadas para responder a dúvidas de funcionários, a exemplo das sobremesas com redução de açúcar. Foi sorteada uma cesta de alimentos saudáveis, ricos em fibras e com gordura de boa qualidade, respondendo também a questões da equipe, sobre como melhorar os níveis de colesterol.

Encontro de Nutrição

Equipe de nutricionistas – CREN Vila Jacuí

Para exemplificar as possibilidades de se alimentar bem fora de casa, foram oferecidas refeições para viagem: “marmitinha” de bolinho de couve flor e salada no pote. Todas as receitas das preparações apresentadas no café da manhã e no almoço foram disponibilizadas para os participantes em um livreto exclusivo do encontro.

Aprendizado

Os nutricionistas do CREN da Vila Jacuí – Adolfo Mendonça, Ariadnes Silva, Camila Saraiva e Mariana Ravagnolli –  foram responsáveis pela organização do I Encontro de Nutrição. Eles ficaram extremamente satisfeitos com o resultado. A participação voluntária dos funcionários reforçou a importância do evento para fortalecer o espírito de equipe. A equipe pretende fazer novas edições do evento.

facebook
Twitter