CREN fará capacitação em 230 UBS’s sobre os primeiros mil dias

capacitação

27 abr CREN fará capacitação em 230 UBS’s sobre os primeiros mil dias

capacitação

Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde

O CREN firmou uma parceria com a Prefeitura de São Paulo para a capacitação de profissionais de saúde de 230 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.  Estima-se que 6.900 mil servidores e 500 mil famílias sejam beneficiadas com a Capacitação “Cuidar de quem cuida – Nutrição nos primeiros 1000 dias”.

As atividades correspondem à Meta 5 do Plano de Governo do Município, que visa à redução das taxas de mortalidade infantil evitáveis até os cinco anos de idade.

Os primeiros mil dias

capacitação

Os primeiros mil dias de vida incluem os meses de gestação e os dois anos após o nascimento do bebê. Cuidar adequadamente da criança nesse período é de suma importância para que ela cresça de forma saudável e siga assim pela vida adulta. No caso de crianças com desnutrição (subnutrição ou obesidade), os primeiros mil dias são a fase ideal para que a recuperação nutricional seja possível e rápida.

Por isso, os quatro módulos da Capacitação do CREN buscam garantir a implementação e monitorização de incentivo ao aleitamento materno, aos cuidados com a alimentação materna e à introdução de alimentação complementar (do bebê).

Capacitação Educar, Cuidar e Nutrir para a Vida

A equipe de Capacitação do CREN é formada por 14 profissionais (duplas formadas por nutricionista e educadora social) que estão atuando em 100% das UBSs das Coordenadorias Regionais de Saúde Leste, Sudeste e da Supervisão Técnica de Santo Amaro/Cidade Ademar da cidade.

O grupo começou as ações em meados de março. “É encantador ver o engajamento humano se desdobrando em cenários tão desafiadores”, avalia a educadora social Cintia Andrade, membro da equipe que atua nas UBSs da zona leste de São Paulo.

O processo de aprendizagem é pautado na capacitação conceitual e apoio à prática segundo a realidade de cada equipamento público. O objetivo é formar multiplicadores de modo a capilarizar os conhecimentos sobre o combate à má nutrição.

Cuidar de quem cuida

A técnica em Farmácia Talita Morais participou da Capacitação na UBS 9 de Julho, zona leste, e já no segundo encontro relatou como as atividades impactaram positivamente sua rotina. “A dinâmica da fotografia mental [sobre a memória da alimentação], presente no nosso primeiro encontro, me marcou muito. Mudou a minha forma de ver [esse tema].”

CREN

O CREN é o centro de referência para desnutrição da Prefeitura de São Paulo. É a instituição a que os equipamentos públicos municipais recorrem para encaminhar pacientes com distúrbios nutricionais moderados e graves.

Desde 1993, o CREN já atendeu 144 mil crianças e adolescentes desnutridos e capacitou mais de 37 mil profissionais. 3,8 milhões de pessoas já foram beneficiadas pela instituição.