A família e o direito humano à alimentação adequada e saudável - CREN
19002
portfolio_page-template-default,single,single-portfolio_page,postid-19002,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-7.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2,vc_responsive

A família e o direito humano à alimentação adequada e saudável

02-manuais-siteEste artigo tem por objetivo contribuir para a reflexão sobre a importância, as implicações e as dificuldades para trabalhar com o núcleo familiar como elemento catalisador do Direito Humano à alimentação adequada. O levantamento das informações foi realizado por meio da técnica de entrevista Focus Group e contou com a participação de profissionais de distintas áreas, como nutricionistas, médicos e sociólogos, com diferentes trajetórias profissionais na gestão pública, acadêmica ou no terceiro setor.

 

 

Dos resultados extraídos dos debates, destacam-se as informações sobre a relevância da família, independentemente da forma como ela se estrutura, no cuidado e na transmissão da cultura, das práticas e do hábito alimentar. Portanto, é necessário atribuir-lhe um lugar de destaque nas políticas públicas de segurança alimentar. Face às desigualdades sociais verificadas no país, enfatizou-se a necessidade de conferir uma atenção especial e abrangente às famílias de menor renda, cuidando da complexidade dos problemas que afetam esse grupo da população. O texto apresenta a percepção do grupo focal sobre diversas estratégias e iniciativas a serem adotadas para a promoção do direito universal à alimentação adequada, a exemplo da Busca Ativa, da abordagem relacional, da educação nutricional diferenciada para cuidadores e profissionais da área, da informação maciça aos consumidores e da regulação da propaganda e do mercado alimentício.

 

 

 

 

 

A família e o direito humano à alimentação adequada e saudável

PALAVRAS-CHAVE:  Ambiente alimentar; Papel da família; Educação nutricional; Propaganda de alimentos; Política pública.

AUTOR: Ana Lydia Sawaya; Anna Maria Peliano; Maria Paula de Albuquerque e Semíramis Martins Álvares Domene.

ANO: 2019.

 

 

PREENCHA O FORMULÁRIO E RECEBA O LINK PARA DOWNLOAD