CREN faz visita ao Mercadão de São Paulo - CREN
18553
post-template-default,single,single-post,postid-18553,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-7.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2,vc_responsive

CREN faz visita ao Mercadão de São Paulo

mercadão

17 set CREN faz visita ao Mercadão de São Paulo

mercadãoNo dia 11 de setembro, as mães dos pacientes de Semi-Internato da Vila Jacuí visitaram o Mercadão (Mercado Municipal de São Paulo). Acompanhadas pela equipe do CREN, a visita teve o intuito de proporcionar conhecimentos de novos alimentos e aumentar a interação das mães. A visitação contou com oito mães e três profissionais da equipe CREN.

Visita ao Mercadão

Antes da saída para o Mercadão, foi realizado um café da manhã colaborativo, quando todas contaram estar animadas com a nova experiência. Durante o trajeto, a equipe do CREN teve um momento de conversa com as participantes, que dividiram suas histórias de vida. “Estar juntos com essas mulheres, mães e guerreiras, é sempre gratificante. Aprendemos com elas também. A vida é feita de compartilhamentos”, ressaltou Elaine Nagy Cirillo, diretora pedagógica do Semi-Internato.

Chegando ao Mercadão, a nutricionista Letícia Ferreira falou sobre a qualidade dos hortifrútis que iriam encontrar no local. O grupo degustou diversas frutas, passeou pelos corredores e mergulhou no mundo dos temperos. A equipe do CREN teve o papel de orientar e disponibilizar informações sobre cada produto.

mercadãoProtagonismo das mães

A ideia da visita ao Mercadão surgiu durante as oficinas nutricionais, em um processo coletivo de escolha. As mães falaram sobre locais que gostariam de conhecer em que pudessem aprimorar seus conhecimentos nutricionais e culinários.

A excursão ao Mercadão foi muito bem avaliada. Keila Maria, uma das mães que participou da visita, disse:

“Eu amei tudo! Quando vamos repetir? Quero de novo.”

A equipe do CREN está planejando outras atividades e está estudando promover um “Acampafora” para as mães. Assim como para as crianças e adolescentes, as atividades desenvolvidas para os pais focam na evolução dos pacientes por diferentes formas, contemplando o progresso de toda a família.  Os encontros coletivos têm se mostrado uma eficiente estratégia para a educação nutricional e na compreensão da rotina e dinâmica familiar.