CREN oferece oficina comunitária "Da Horta à Mesa" - CREN
18483
post-template-default,single,single-post,postid-18483,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-7.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2,vc_responsive

CREN oferece oficina comunitária “Da Horta à Mesa”

oficina comunitária

31 ago CREN oferece oficina comunitária “Da Horta à Mesa”

oficina alternativaNa segunda semana de agosto, aconteceu a inauguração da oficina comunitária Da Horta à Mesa: conscientização para uma alimentação mais saudável e sustentável, apoiado pelo Katia Francesconi Charitable Fund, a ser realizado em parceria pelo CREN e Cozinha de Verdade.

Esta proposta será oferecida aos pacientes juntamente com suas famílias e todos os colaboradores do CREN. O projeto tem finalidade de proporcionar a experiência de acompanhar o alimento desde seu plantio até hora da refeição. A oficina comunitária ocorrerá semanalmente até o dia 21 de novembro.

Oficina comunitária

A elaboração da horta comunitária consiste em quatro etapas, em que serão trabalhadas as seguintes temáticas: Capacitação para implantação de hortas, plantio de temperos e PANCs; Treinamentos para os cuidados com a horta e produção de mudas; Colheita e preparo com os temperos e PANCs da horta.  E para finalizar acontecerá caminhada para o reconhecimento de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

Para a criação da horta comunitária no interior da unidade, a equipe do CREN contou com ajuda do agricultor social Daniel Vernacci. “Que sua comida seja seu remédio e que seu remédio seja sua comida”, disse ele ao iniciar a oficina com a turma.

Os jovens ficaram entusiasmados com os objetos de plantio. Cada um teve o desafio de adivinhar ao menos o nome de uma hortaliça. Em seguida foi apresentado como preparar a terra para o plantio e ao fim foram formadas duplas para a semeadura das mudas.

oficina comunitáriaAlimentação saudável

No decorrer da oficina comunitária, os pacientes do CREN poderão aprender e ver como a comida chega até sua mesa. “Prezar pelo plantio dos alimentos de forma correta, sem a utilização de agrotóxicos em excesso, faz toda diferença na hora de optar por uma refeição mais nutritiva”, avaliou a psicóloga do CREN Maiá Aiello.

A mãe de um dos pacientes, Erika Pereira, participou junto com seu filho da oficina comunitária. Ela ficou animada com o plantio e ressaltou: “Essa oficina tem sido de extrema importância para o tratamento do Rian. Antes ele não gostava de alimentos naturais e agora sempre está apto a provar novos sabores in natura”.

Participe você também

Cuidar dos alimentos vai além, é cuidar da vida. A elaboração da horta comunitária pode proporcionar momentos de união e acesso a uma alimentação mais saudável.

É paciente ou colaborador do CREN e ficou interessado? Procure a nossa equipe para você também participar!