CREN PROMOVE ACAMPADENTRO NO MÊS DE JULHO | Ambulatório
18355
post-template-default,single,single-post,postid-18355,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-7.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2,vc_responsive

CREN PROMOVE ACAMPADENTRO NO MÊS DE JULHO

20 jul CREN PROMOVE ACAMPADENTRO NO MÊS DE JULHO

A equipe de ambulatório do CREN realizou no mês de julho o Acampadentro nas unidades de Vila Mariana e Vila Jacuí. Cerca de 60 adolescentes participaram das edições que aconteceram na virada de sexta para sábado. O Acampadentro é realizado anualmente no período de férias escolares dos pacientes e tem o intuito de promover momentos de diversão e lazer para a garotada. Todos os adolescentes participantes são atendidos pelo serviço de ambulatório do CREN, por terem algum desvio nutricional (subnutrição ou obesidade).

Neste ano, pela primeira vez, foi realizado o Acampandentro na unidade de Vila Mariana. Para começar com o pé direito, foram desenvolvidas atividades como queimada Boll, elaboração de drinks saudáveis, gincanas educativas e rolou até uma balada com o tema da Copa do Mundo.

Já na unidade de Vila Jacuí, o Acampadentro chegou à sua 8ª edição, com mais de 40 adolescentes participantes. O evento foi marcado pela emoção, os pacientes mais antigos se comoveram ao ver o crescimento do Acampadentro este ano. Nesta edição, além de gincanas e jogos educativos, os adolescentes tiveram atividades envolvendo os sentidos para descobrir novos alimentos. E também puderam desenvolver seus conhecimentos nutricionais com a atividade MasterChef CREN.

ACAMPADENTRO EM VILA MARIANA

No último dia 6 de julho, aconteceu pela primeira vez o Acampadentro no CREN Vila Mariana, com os pacientes do ambulatório. Cerca de 23 adolescentes passaram a noite de sexta e o dia de sábado dentro da unidade.

No começo do evento ocorreu a interação entre os participantes, pois devido ser a primeira edição na unidade, alguns adolescentes estavam tímidos. Logo em seguida os pacientes foram separados em equipes para a realização da gincana, que proporcionou um momento de brincadeiras e diversão entre todos.

ALIMENTAÇÃO

A Alimentação do Acampadentro foi preparada pela equipe do CREN. No jantar foram servidos patê de frango, carne maluca, saladas e diversas frutas de sobremesa. Além de uma refeição equilibrada, a ideia era trabalhar a autonomia dos adolescentes, principalmente na hora de se servirem.
A nutricionista Erika Miyuki relatou que a proposta do Acampadentro vai além de cuidar da alimentação. “É olhar mais para o trabalho social, propagar interação até entre os pacientes. É sem dúvida enriquecedor para todos nós”.

BALADA DA COPA DO MUNDO

Muitos vestidos com camiseta da seleção brasileira, os jovens deixaram a vergonha de lado e dançaram na pista, que tocou do rock até o samba. Os adolescentes mostraram ser bem ecléticos no quesito musical. E para refrescar a galera, foram elaborados drinks saudáveis (não alcoólicos) preparados pelos próprios adolescentes do CREN.

ATIVIDADES FÍSICAS

No dia seguinte, após o café da manhã, a equipe do CREN e os adolescentes foram para a quadra pública, que fica próxima a unidade de Vila Mariana. Todos curtiram muito jogar queimada Boll e jogo dos sete cacos.

O educador físico, Caio Dervage, se emocionou com o resultado. “Proporcionar momentos de valorização das relações estabelecidas ao longo do ano, ter essa troca com os pacientes, poder estabelecer vínculos de longas datas, viabilizando lazer, saúde e bem-estar dos pacientes do CREN é o que nos motiva”.
Pelo fim do dia, os pais vieram a encontrar seus filhos e fazer uma avaliação do quão significativo foi o Acampadentro para suas vidas.

 

 

ACAMPADENTRO EM VILA JACUÍ

Na última sexta feira dia 13 de julho, ocorreu a 8º edição do Acampadentro no CREN Vila Jacuí. Mais de 40 adolescentes participaram dessa edição, sendo que 23 deles participaram pela primeira vez da atividade.

O evento começou com muito entusiasmo. Foram separadas duas equipes, assim como no Acampadentro de Vila Mariana, para começar as gincanas educativas. Em todas as atividades, os adolescentes tinham que trabalhar em grupo provendo assim um ambiente de respeito e inclusão social.

DESCOBRINDO SABORES

Para aprimorar o repertório de conhecimento sobre os alimentos, a equipe do CREN preparou uma gincana nutricional, onde os adolescentes foram provocados com os sentidos do tato, olfato e paladar para descobrir quais eram os alimentos oferecidos.

Na hora do jantar, os participantes tiveram mais uma oportunidade de aprimorar seu paladar. Foram servidos risoto com legumes, frango assado etc, todos os pratos foram preparados especialmente pela equipe do CREN.
O nutricionista, Adolfo Mendonça, relatou que toda atividade nutricional do Acampadentro segue o objetivo do CREN. “Temos sempre como base uma alimentação diversificada e que utiliza os alimentos in natura e minimamente processados”.

MASTERCHEF CREN

No dia seguinte, após o café da manhã, os adolescentes continuaram em equipe, porém, todos iriam colocar a mão na massa e preparar pratos com a cara do CREN. A proposta foi realmente simular o programa de televisão MasterChef. Os adolescentes ficaram responsáveis em fazer uma preparação para todos que estavam no CREN.

O educador social, Pedro Augusto dos Santos, acompanhou pela primeira vez o Acampadentro, e teve a oportunidade de compor o trio de jurados que avaliou os pratos produzidos pelos adolescentes. “Foi incrível ver a forma que os adolescentes estavam inspirados na preparação dos pratos e atentos a cada detalhe para que tivessem a cara do CREN”. Pedro ainda reforçou que “a atividade foi, sem dúvidas, muito importante para estimular valores como o respeito, a disciplina e o trabalho em grupo”.

Por fim, todos puderam se deliciar com os pratos criados pelos adolescentes e contar quais foram suas melhores experiências no Acampadentro.

 

ACAMPADENTRO

O Acampadentro promove uma experiência única. Todos aprendem a trabalhar em equipe para realizar todas as atividades. Proporcionando assim a oportunidade de gerar novos laços de amizades entre eles. O adolescente Gabriel Grilo, paciente do CREN, ficou empolgado com a elaboração das atividades em grupo. “Fazer novas amizades é incrível, obrigado por fazerem me sentir acolhido por todos. As atividades elaboradas por vocês são sempre incríveis”.

No Acampadentro os adolescentes aprendem lições que são levadas por toda vida, já os educadores podem acompanhar de perto o crescimento de seus pacientes e compartilhar de suas conquistas. O CREN transforma vidas a partir do encontro com o outro.