CREN ganha projeto de cozinha experimental em maratona Archathon - CREN
18187
post-template-default,single,single-post,postid-18187,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-7.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2,vc_responsive

CREN ganha projeto de cozinha experimental em maratona Archathon

Archathon

20 abr CREN ganha projeto de cozinha experimental em maratona Archathon

Entre os dias 10 e 13 de abril, 24 grupos de arquitetos e designers participaram do desafio social da Archathon durante a feira Feicon Batimat. O desafio consistia em apresentar soluções para aumentar a capacidade de atendimento do CREN nos espaços da cozinha, refeitório e banheiro da unidade de Vila Mariana.

Durante os 4 dias de evento, os participantes contaram com a ajuda de mentores selecionados pela Archathon Brasil, que ajudaram nas definições das prioridades do projeto. Além disso, os grupos tiveram a oportunidade de conversar com a nutricionista do CREN Juliana Calia, que pautava sobre as necessidades da instituição em transformar um refeitório e cozinha industrial em espaço multiuso e cozinha experimental.

A Escolha do Projeto

Dos 24 grupos selecionados para participar do desafio, apenas 8 foram escolhidos para grande final, que aconteceu na sexta-feira, 13/04. Cada grupo teve a oportunidade de mostrar seus projetos para os jurados, que fizeram a escolha final após as apresentações, levando em considerações o custo do projeto, a praticidade dos espaços e também o uso de materiais dos patrocinadores da Archathon.

Para Juliana Calia, foi muito difícil fazer a escolha, pois cada projeto trouxe soluções diferentes para as reais necessidades do CREN. “É muito interessante ver como o outro imagina nosso espaço, os projetos eram maravilhosos, mas no fim privilegiamos aquele que era o mais funcional dentro das atividades propostas no espaço”, afirmou Juliana que também foi jurada do desafio social Archathon.

Depois do debate entre os jurados, o projeto vencedor foi o grupo Très, composto por Bruna Hesseilbarth, Carol Valletta e Jaqueline Rathunde, e com mentoria do arquiteto Nildo José. A execução do projeto vencedor deverá ser patrocinada pelas empresas Telha Norte, Celite, Dunelli e tintas Suvinil.

Projeto Vencedor

O grupo Très apresentou uma proposta que prezou pela simplicidade e praticidade ao levar uma cozinha com diferentes ilhas e um espaço multiuso com teto que faz alusão à casa, ao acolhimento. Para as arquitetas, o principal objetivo era trazer um projeto funcional e sem um custo elevado.

“Mais do que bonito, nossa intenção era transformar o projeto em viável, então privilegiamos custo e funcionalidade, sem perder de vista que as pessoas que frequentam o CREN precisam se sentir bem no espaço, como se estivessem em casa”, comentou Carol Valletta, arquiteta do grupo.

Archathon

Maior workshop Arch&Design das Américas, a Archathon é uma maratona de arquitetura e design de interiores com o objetivo de avaliar os conhecimentos de profissionais recém-formados durante uma competição que visa concluir um desafio: projetar um ambiente em menos de 24 horas, com os produtos de marcas parceiras.