Gisela Solymos é professora visitante de universidade nos EUA - CREN
18178
post-template-default,single,single-post,postid-18178,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-7.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2,vc_responsive

Gisela Solymos é professora visitante de universidade nos EUA

Gisela Solymos

19 abr Gisela Solymos é professora visitante de universidade nos EUA

Co-fundadora e ex-gerente geral do CREN, Gisela Solymos se tornou professora visitante do Departamento de Ciências da Computação e Engenharia da Universidade Notre Dame, em Indiana, nos Estados Unidos.

Gisela SolymosConvidada pelo Interdisciplinary Center for Network Science and Applications (iCeNSA), ela atuará por um ano em colaboração com dois outros institutos, o Instituto Kellogg para Estudos Internacionais e o Centro de Innovation, De-Risking and Enterprise Acceleration (IDEA) da Universidade.

Centro de conhecimento

O trabalho focará no desenvolvimento do Centro de Conhecimento Sherlock que, dentre outros produtos, desenvolverá uma plataforma de integração de diferentes tipos de conhecimento, que dará suporte a intervenções em nutrição e saúde infanto-juvenil. Um dos produtos do novo Centro será a criação de um prontuário eletrônico universal, modelado a partir da realidade do CREN.

Gisela esclareceu que “o conceito é desenvolver ferramentas que integrem os diferentes tipos de conhecimento existentes com foco nos profissionais de saúde que estão no campo, com a mão na massa. Ao centralizar as informações, será possível cruzar os dados, inclusive de instituições diversas, a fim de obter as melhores soluções de intervenção. ”

Brasil – Estados Unidos

Para fazer a ponte entre a realidade do o CREN e a Universidade Notre Dame, o projeto conta com o apoio de pesquisadores do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Além disso, a Global Academy Foundation, parceira do CREN, está trabalhando na coleta e sistematização de dados qualitativos sobre intervenções em nutrição.

Gisela Solymos

Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Gisela Solymos tem mestrado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP e doutorado em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica pela Unifesp. Foi gerente-geral do CREN até agosto de 2017, coordenando inúmeros projetos educativos e assistenciais, no Brasil e no exterior, para o combate à desnutrição e à pobreza.

Em 2011, a psicóloga foi eleita Empreendedora Social 2011 pela Schwab Foundation e em 2012, pela Ernest & Young. Gisela é fellow da organização Ashoka desde 2012 e membro do Conselho do Núcleo Fé e Cultura da PUC-SP e do Conselho Consultivo da Aliança pela Infância. Como associada do CREN, Gisela continua participando ativamente da instituição como membro do Comitê de Gestão.

Toda a equipe do CREN deseja que Gisela colha bons frutos da nova jornada!