Mutirão de pesagem do CREN atende 395 crianças na zona leste - CREN
17696
post-template-default,single,single-post,postid-17696,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-7.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2,vc_responsive

Mutirão de pesagem do CREN atende 395 crianças na zona leste

mutirão de pesagem

26 set Mutirão de pesagem do CREN atende 395 crianças na zona leste

mutirão de pesagem395 crianças e adolescentes foram avaliados pelo CREN no mutirão de pesagem e medição (antropometria) de 19/09, na União de Vila Nova, periferia na zona leste de São Paulo.

Mutirão de pesagem

A ação aconteceu na UBS União de Vila Nova e aferiu que 51,6% das crianças atendidas apresentavam algum desvio nutricional. Durante o mutirão de pesagem, 84 consultas no CREN foram agendadas para crianças com desnutrição (obesidade ou subnutrição) moderada ou grave. Os responsáveis pelas menores com desvios leves foram orientados a fazer o acompanhamento na UBS.

A UBS União de Vila Nova também promoveu a atualização de vacinas, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite. Houve também oficina de pinturas faciais nas crianças.

A nutricionista do CREN Camila Saraiva, uma das responsáveis pelo mutirão de pesagem, ressaltou a importância da ação para a comunidade. “Tivemos uma ótima adesão das famílias e por isso conseguimos identificar muitas crianças que precisarão de apoio. Além disso, foi crucial reafirmar a parceria entre o CREN e a Unidade Básica de Saúde, que também conheceu na prática a nossa metodologia.”

 

mutirão de pesagemUnião de Vila Nova

União de Vila Nova é um bairro do distrito de Vila Jacuí, no extremo da zona leste de São Paulo. Cerca de 32 mil pessoas moram na região, que também é popularmente conhecida como Jardim Pantanal. O bairro foi construído em uma área de várzea que se estende até a Rodovia Ayrton Senna, no limite com Guarulhos.

Desde 2006, o CREN da Vila Jacuí atua na região por meio do tratamento de crianças desnutridas, prevenção e capacitação de profissionais de saúde.