Meio Ambiente é tema das ações do Semi-Internato no CREN - CREN
17347
post-template-default,single,single-post,postid-17347,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-7.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2,vc_responsive

Meio Ambiente é tema das ações do Semi-Internato no CREN

meio ambiente

21 jun Meio Ambiente é tema das ações do Semi-Internato no CREN

Os pacientes atendidos pelo CREN no regime de Semi-Internato têm um tema para lá de especial neste mês de junho: o meio ambiente. As adaptações das atividades foram pensadas para as crianças de 6 meses a 6 anos de idade.

Estimuladas pela leitura e apreciação da “Carta da Terra”, os pequeninos da unidade de Vila Jacuí, realizaram diversas atividades que estimulam o contato com o meio ambiente. A primeira atividade proposta foi a interação com a horta, que é mantida com muito carinho pelas mães dos pacientes. Além de explorarem o espaço, as crianças levaram para a sala e experimentaram os diferentes sabores da natureza: salsinha, hortelã, alecrim, manjericão e cebolinha.

Para a Coordenadora Pedagógica do CREN de Vila Jacuí, Elaine Nagy, estimular o contato com a terra, grama, pedras, folhas e frutos ajudam as crianças a apurarem seus sentidos. “A simples atividade de tirar o calçado e andar descalço pela grama é diferente do que apenas olhar a grama, a sensação de estar em contato com a natureza transporta a experiência para a vida”, afirmou, Elaine.

Meio ambiente

IMG-20170608-WA0193Já na unidade da Vila Mariana do CREN, as crianças foram estimuladas a promover a preservação do meio ambiente. Materiais recicláveis deram asas à imaginação dos pequenos e novos brinquedos e atividades foram desenvolvidas. “Diferente do brinquedo que propõe uma brincadeira especifica, os materiais não estruturados desafiam a criança a uma criação imediata. Uma caixa de papelão pode ser um esconderijo para uma missão secreta, ou simplesmente um apoio para a mesa da recepcionista de um consultório”, comentou a coordenadora pedagógica da unidade, Claudete Cavalcante.

Além do uso dos materiais recicláveis, foram propostas outras duas atividades com as crianças. A primeira trabalhou a questão do desperdício de água, com atividades rotineiras como tomar banho, lavar e secar as mãos. Já a segunda realizou uma plantação de feijão, para as crianças poderem acompanhar o desenvolvimento da semente até virar uma linda planta.

Carta da Terra

A Carta da Terra é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.