CREN PROMOVE MUTIRÃO DE PESAGEM NA ZONA SUL - CREN
17172
post-template-default,single,single-post,postid-17172,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-7.5,wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2,vc_responsive

CREN PROMOVE MUTIRÃO DE PESAGEM NA ZONA SUL

mutirão de pesagem

09 maio CREN PROMOVE MUTIRÃO DE PESAGEM NA ZONA SUL

88 crianças e adolescentes foram avaliados pela equipe do CREN no mutirão de pesagem e medição (antropometria) que aconteceu no sábado 06/05 na Comunidade Mário Cardim, na zona sul de São Paulo.

Mutirão de Pesagem

A ação aconteceu na Associação Moradores Mãos Unidas e contou com a participação de 20 colaboradores da ONG. Durante o mutirão de pesagem, 18 consultas no CREN foram agendadas para crianças que foram diagnosticados com algum tipo de desnutrição moderada ou grave.

mutirão de pesagem

Aparecida de Paula com a neta, Mirele

Oficina de educação nutricional

A partir desse contato com a comunidade, ocorrerão oficinas periódicas na Associação com as crianças que foram diagnosticadas com desvio nutricional leve (obesidade ou subnutrição), pais e responsáveis. O primeiro encontro já tem data marcada, 24 de maio.

A ex-paciente do CREN, Diana Rodrigues da Cruz, de 18 anos, é moradora da comunidade Mário Cardim e irá ajudar na organização da oficina como voluntária. “Acho importante o trabalho do CREN na comunidade porque isso pode ajudar a diminuir os casos de crianças que vivem indo ao hospital”. A garota tem ótimas lembranças do período em que foi atendida no ambulatório do serviço.

Recomeço

O CREN atuou na Comunidade Mário Cardim por vários anos, mas o trabalho acabou sendo interrompido por dificuldades de articulação. O mutirão de pesagem do último dia 06 é o primeiro fruto da retomada das atividades do serviço no local. O contato de moradoras com o CREN fez toda a diferença para esse recomeço. “O mutirão teve um ótimo resultado tendo em vista que não houve parceiros de institucionais. Nesse sentido, o nosso trabalho se faz mais importante para acolher essa população”, lembrou Vanessa Acras, nutricionista do CREN.

Mãe do CREN

Há 33 anos morando na comunidade, Maria Aparecida de Paula, 62 anos, teve um filho subnutrido que foi atendido pelo CREN há 19 anos. “O CREN me ensinou a cuidar da alimentação do Otávio, diversificar legumes e verduras. E ele aprendeu a comer melhor.” Para Cida é fundamental a ação do CREN no desenvolvimento da criança, tanto que levou seis netos para o mutirão de pesagem.

Comunidade Mário Cardim

Com mais de dois mil moradores, a Comunidade Mário Cardim está localizada na Vila Mariana, bairro nobre da zona sul de São Paulo. Paradoxalmente, por estar bem assistida aos habitantes da classe média, a população de baixa renda é carente. Temos muito pouco serviços públicos aqui na comunidade. Por isso, é ótimo que o CREN tenha voltado”, avalia Cícera Vieira, presidente da Associação Mãos Unidas, única entidade comunitária da região.

Confira mais fotos aqui.